???global.info.a_carregar???
Ricardo Borges Rodrigues is Assistant Professor at ISCTE-IUL and integrated researcher at CIS-IUL. With a PhD in Social and Organizational Psychology, he conducts research and intervention in the area of intergroup relations in childhood and adolescence, namely on processes of racial, ethnic, and gender based inclusion and exclusion in educational contexts. Director of the Master in Psychology of Intercultural Relations and academic vice coordinator at Iscte of the Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). At CIS-IUL, he coordinates the project TEIP4 (consultancy to 15 school districts). Has served in expert committees, such as the Commission for Monitoring and Supervision of Educational Centers (2016-2020) and the advisory group for the Curricular Autonomy and Flexibility Project (DGE, 2017).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Ricardo Borges

Identificadores de autor

Ciência ID
9F18-6CC1-6E5A
ORCID iD
0000-0002-6720-2905

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2003/12/31
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2023 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Direção do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/11 - 2010/11 Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
PTDC/PSI/71271/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2004/12/01 - 2008/11/30 THE DEVELOPMENT OF SUBTLE EXPRESSIONS OF ETHNIC PREJUDICE, DISCRIMINATION IN WHITE CHILDREN DURING CHILDHOOD, AND INTERETHNIC CONTACT IN THE SCHOOL CONTEXT: ARE THE CONSEQUENCES OF DISCRIMINATION ALSO SUBTLE
SFRH/BD/16834/2004
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 The social development of human values in childhood and early adolescence
PTDC/SOC-SOC/30635/2017
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01/01 - 2020/12/31 Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Universidade de Utrecht, Países Baixos

THE CHANCELLOR, MASTERS AND SCHOLARS OF THE UNIVERSITY OF OXFORD, Reino Unido

UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY, Noruega

UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM, Países Baixos

ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO, Itália

FREIE UNIVERSITAET BERLIN, Alemanha

UNIVERSITA' DEGLI STUDI DI MILANO-BICOCCA, Itália

Universidade de Porto, Portugal

HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Grécia

UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afeganistão

UNIVERSITETET I OSLO, Noruega

Institut de recherche et d'information sur le volontariat, França

INTERNATIONAL STEP BY STEP ASSOCIATION, Países Baixos

ANDRIESSEN JEFFREY ELBERTUS BARTHOLOMEUS, Países Baixos

Masarykova univerzita, República Checa

Universidade de Coimbra, Portugal
European Commission
Em curso
2017/01 - 2020/12 Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
European Commission
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/08/01 - 2015/06/30 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2014/08 - 2015/06 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Alto Comissariado para as Migrações
2011/01/01 - 2012/12/31 Strategic Project - UI 3125 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI3125/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/11/05 - 2010/11/04 Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
PTDC/PSI/71271/2006
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Rodrigues, Ricardo. "As crianças e o preconceito étnico: Será de pequenino que se torce o racismo?", 2012, http://www.acidi.gov.pt/_cf/157792.
Artigo em conferência
  1. Martins, D.; Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R. ; Patrício, J.; Aguiar, C.; A. Leandro; Lima, M. L.; Calheiros, M. M.. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspectiva organizacional multinível e multifactor [OM2] na promoção do sucesso educativo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas: Volume de atas, --, 2015.
    Publicado
  2. Rodrigues, Ricardo. "Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda". 2009.
Artigo em revista
  1. Ilona Croy; Carina Heller; Grace Akello; Afifa Anjum; Chiemezie Atama; Andreja Avsec; Boris Bizumic; et al. "COVID-19 and Social Distancing: A Cross-Cultural Study of Interpersonal Distance Preferences and Touch Behaviors Before and During the Pandemic". Cross-Cultural Research (2024): https://doi.org/10.1177/10693971231174935.
    10.1177/10693971231174935
  2. Paolo Mazzocchi; Omeed Agahi; Mai Beilmann; Leonor Bettencourt; Ruta Braziene; Natalia Edisherashvili; Dilyana Keranova; et al. "Subjective Well-Being of NEETs and Employability: A Study of Non-Urban Youths in Spain, Italy, and Portugal". Politics and Governance (2024): http://dx.doi.org/10.17645/pag.7415.
    10.17645/pag.7415
  3. Antonella Rocca; Omeed Agahi; Mai Beilmann; Leonor Bettencourt; Natalia Edisherashvili; Elena Marta; Paolo Mazzocchi; et al. "NEETs and Youth Guarantee Registration: Examining the Link to Past Undeclared Work". Politics and Governance (2024): http://dx.doi.org/10.17645/pag.7405.
    10.17645/pag.7405
  4. "Late-Breaking Abstracts for ECO2022". Obesity Facts (2022): http://dx.doi.org/10.1159/000524649.
    10.1159/000524649
  5. Glöckner, A.; Graf, Sylvie; Halama, Peter; Arikan, Gizem; Costa-Lopes, Rui; Iliško, Dzintra; Raver, Jana; et al. "Perceptions of the appropriate response to norm violation in 57 societies". (2021):
    Acesso aberto • Publicado
  6. Cecília Aguiar; Carla S. Silva; Rita Guerra; Ricardo B. Rodrigues; Luísa A. Ribeiro; Giulia Pastori; Paul Leseman; the ISOTIS research team. "Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: a critical overview". European Early Childhood Education Research Journal (2020): http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2020.1707363.
    10.1080/1350293x.2020.1707363
  7. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. "É cada um para o que nasce?”: Desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza". Psicologia (2020): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/e-cada-um-para-o-que-nasce-desenvolvimento-das-atribuicoes-causais-da-pobreza-infantil-na-infancia/67202?lang=en.
  8. Guerra, Rita; Silva, Carla; Leseman, Paul; Ribeiro, Luísa A.; Aguiar, Cecília; Pastori, Giulia; Rodrigues, R. B.. "Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: a critical overview". (2019):
    Acesso aberto • Publicado
  9. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Costa-Lopes, R.. "School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination". Journal of School Psychology (2019): https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022440519300494?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.jsp.2019.07.004
  10. Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Marques, S.; Esteves, C. S.; Santos, F.; Gerardo, F.. "Doddering but dear … even in the eyes of young children? Age stereotyping and prejudice in childhood and adolescence". International Journal of Psychology 53 (2018): 63-70. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijop.12430/full.
    Publicado • 10.1002/ijop.12430
  11. "IMAGES: A PROMISING AVENUE TO PREVENT AGEISM IN CHILDREN IN DIFFERENT CULTURAL BACKGROUNDS". The Gerontologist 55 Suppl{\_ (2015): 745-745. http://dx.doi.org/10.1093/geront/gnv379.03.
    10.1093/geront/gnv379.03
  12. Cunha, F.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. "GerAções Lx: pilot project to decrease ageism and promote a positive self-concept in youngsters and seniors". Journal of Intergenerational Relationships 12 2 (2014): 184-191.
    Publicado • 10.1080/15350770.2014.901018
  13. Rodrigues, R. B.. "How to keep social-psychological research alive and well in times of European financial crisis? A perspective from Portugal". European Bulletin of Social Psychology 25 1 (2013): 18-21. http://www.easp.eu/publications/bulletin/?.
    Publicado
  14. Monteiro, M.; França, D.; Rodrigues, R. B.. "The development of intergroup bias in childhood: how social norms can shape children's racial behaviours". International Journal of Psychology 44 1 (2009): 29-39.
    Publicado • 10.1080/00207590802057910
Capítulo de livro
  1. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Santos, F.. "imAGES: Intervention program to prevent ageism in children and adolescents.". In A Hands-on Approach to Teaching about Ageing (pp. 24-30). ., 24-30. Springer, 2017.
    Publicado
  2. Rodrigues, R. B.; Rutland, A.; Collins, E. C.. "The Multi-Norm Structural Social-Developmental Model of Children’s Intergroup Attitudes: Integrating Intergroup-Loyalty and Outgroup Fairness Norms". In The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict, editado por Jorge Vala; Sven Waldzus; Maria Manuela Calheiros, 219-246. Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-42727-0_10
  3. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M.; Rutland, A.. "O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância.". In Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: Manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes, editado por J. H. António ; V. Policarpo, 185-220. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  4. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M.; Rutland, A.. "Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância". In Normas e Comportamento social, editado por C. Pereira ; R. Costa-Lopes, 137-169. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação. Lisboa, Portugal: ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES, I.P. (ACM, I.P.). 2019.
    Publicado
  2. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Cunha, F.; Sena, C.; Leitão, E.. imAGES: intervention program to prevent ageism in children. 2014.
  3. Rodrigues, Ricardo. How to keep social-psychological research alive and well in times of European financial crisis? A perspective from Portugal.. 2013.
  4. Rodrigues, Ricardo. O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância. Portugal. 2012.
  5. Rodrigues, Ricardo. Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância. Portugal. 2012.
Poster em conferência
  1. Oliveira, A.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. "Mais Fortes que Átomos”: Atitudes Implícitas e Explícitas em Relação a Pessoas com Deficiências e Incapacidades num Grupo de Profissionais da Área da Reabilitação". 2017.
  2. Oliveira, A.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. "Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Attitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in the Rehabilitation Area". 2017.
  3. Camacho, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.. "Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society". 2017.
  4. dulce martins; Rodrigues, R. B.; Cecília Aguiar; Simões, F.; Calheiros, M. M.; Raimundo, R.. "Programa Territórios Educativos de Intervenção prioritária: um projeto de intervenção da equipa de peritos externos ISCTE-IUL.". 2016.
  5. Vauclair, C.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.; Cunha, F.. "The Pervasiveness of the Ambivalent Age Stereotype across Young Ages". 2014.
  6. Marques, S.; Vauclair, C.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.; Cunha, F.; Mendonça, J.. "The “doddery but dear” aging stereotype in children: A proposal for intervention". 2014.
Relatório
  1. Aguiar, C.; Pastori, G.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Nata, G.; Cadima, J.; Mangiatordi, A.. 2019. Inclusive curricula, pedagogies, and social climate interventions: Integrative Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusive-curricula-pedagogies-and-social-climate-interventions-integrative-report/65445?lang=en.
  2. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. 2017. Inventory and analysis of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities. http://www.isotis.org/.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de. "Stronger than atoms: implicit and explicit attitudes towards persons with impairments and disabilities in a group of professionals in the rehabilitation area". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/14135.
  2. Rocha, Carina Alexandra Lajoso da. "Ser violetista, ainda há discriminação?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17165.
  3. Mota, Ana Filipa Dos Santos. "Prevalência e tipologia de bullying em contexto escolar: relação com o sucesso escolar e o bem-estar.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12620.
  4. Viegas, Anabela Margarida da Silva. "O envolvimento parental na educação pré-escolar: percepções de pais, professores e direcção escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/10146.
  5. Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges. "Conflicting social norms and white children’s expressions of intergroup racial attitudes: a socio-normative developmental model". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10071/9947.

Outros

Outra produção
  1. Princípios, estratégias e desafios na inclusão da diversidade sociocultural em contexto escolar: Uma perspetiva da Psicologia Social da Educação. 2020. Rodrigues, R. B.. https://www.cm-odivelas.pt/conhecer-odivelas/agenda-municipal/evento/ii-ciclo-de-conferencias-novos-rumos-novos-desafios-na-educacao.
  2. Harmonia e Conflito Social: Uma perspetiva da Psicologia Social (do Desenvolvimento). 2019. Rodrigues, R. B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/harmonia-e-conflito-social-uma-perspetiva-da-psicologia-social-do-desenvolvimento/65393?lang=en.
  3. Children's Attitudes toward Older People: Pattern of development of explicit and implicit ageism along childhood. 2019. Mendonça, J.; Marques, S.; Abrams, D.; Swift, H.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.. https://iagger2019.se/.
  4. Diversidade e Interculturalidade: Um diálogo necessário entre as Famílias e a Escola. 2019. Rodrigues, R. B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/diversidade-e-interculturalidade-um-dialogo-necessario-entre-as-familias-e-a-escola/58499?lang=en.
  5. Diversidade e interculturalidade nas escolas: Oportunidades e desafios da inclusão dos alunos e das suas famílias. 2019. Rodrigues, R. B.. https://www.edufor.pt/index.php/noticias/827-congresso-que-educacao-figueira-da-foz.
  6. Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: A critical overview. 2019. Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; Leseman, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/early-interventions-tackling-inequalities-experienced-by-immigrant-low-income-and-roma-children-in/65441?lang=en.
  7. Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada. 2018. Alexandre, J.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Costa-Lopes, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/percecoes-de-comunidades-escolares-sobre-inclusao-e-desempenho-de-criancas-e-jovens-imigrantes/45676?lang=en.
  8. “Igualdade ou lealdade?” O papel de normas sociais contraditórias nas relações intergrupais na infância. 2018. Rodrigues, R. B.; Rutland, A.; Waldzus, S.; Collins, E. C.; França, D.. https://conferenciaharmonia2018.wordpress.com/.
  9. “Diz-me quem são as crianças pobres”. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância. 2018. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. https://conferenciaharmonia2018.wordpress.com/.
  10. Sea Your Age – Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo. 2018. Ribeiro, Mariana; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.. https://cnps.pt/.
  11. Translation and Cultural Adaptation of the Family Nutrition and Physical Activity (FNPA) Screening Tool into Portuguese. 28th European Congress of Childhood Obesity. 2018. Sónia B. R.; Luisa Barros; Rodrigues, R. B.; Salantera S.; Parisod, H..
  12. An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries. 2018. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Carla, S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Pastori, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/an-inventory-of-promising-curriculum-pedagogy-and-social-climate-interventions-tackling/53441?lang=en.
  13. Pensamento Emocional nas Escolas: Uma incursão pelos TEIP.. 2018. Rodrigues, R. B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/pensamento-emocional-nas-escolas-uma-incursao-pelos-teip-/55894?lang=en.
  14. Short literature review of main trends and challenges in curriculum approaches, educational practices, and social climate interventions aiming to tackle social inequalities. Report D4.1 submitted to the European Commission by the ISOTIS Consortium. 2017. Aguiar, C.; Pastori, G.; Camacho, A.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Zurloni, V.; Mantovani, S.; Penderi, E.; Tsioumis, K.. http://www.isotis.org/resources/publications/isotis-publications/.
  15. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. 2017. Carmona, M.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; R. Costa-Lopes; Barreiros, J.. http://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt/not%C3%ADcias/iv-simp%C3%B3sio-olhares-da-psicologia.aspx.
  16. 2017 HORASIS Global Meeting: Educating to Shape the Future. 2017. Rodrigues, R. B.. http://www.horasis.org/event_global_2017.php.
  17. Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination. 2017. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/academic-inclusion-and-wellbeing-of-immigrant-youth-in-portugal-the-role-of-acculturation-dynamics/43914?lang=en.
  18. Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood. 2017. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/who-are-the-poor-children-speeches-and-drawings-about-child-poverty-in-childhood/41249?lang=en.
  19. Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood. 2017. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/why-are-children-poor-development-of-causal-attributions-of-child-poverty-in-childhood/43809?lang=en.
  20. “How to practice what you teach with help from the students?” Teaching and class management strategies to promote the inclusion of social and cultural diversity in students work groups.. 2017. Rodrigues, R. B.. https://iaccp2017.com/.
  21. Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood.. 2017. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/am-i-a-poor-child-development-of-social-class-self-categorization-in-childhood/41271?lang=en.
  22. É de pequenino que se torce o racismo (e outros “ismos”)? Processos de inclusão e exclusão na infância em meio escolar.. 2017. Rodrigues, R. B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/e-de-pequenino-que-se-torce-o-racismo-e-outros-ismos-processos-de-inclusao-e-exclusao-na-infancia/43934?lang=en.
  23. imAGES: programa de intervenção para prevenir o idadismo em crianças/adolescentes.. 2017. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Cunha, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/images-programa-de-intervencao-para-prevenir-o-idadismo-em-criancasadolescentes-/46198?lang=en.
  24. Available measures to assess children´s attitudes regarding older people: a systematic review of literature. 2016. Mendonça, J.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/available-measures-to-assess-childrens-attitudes-regarding-older-people-a-systematic-review-of/40538?lang=en.
  25. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação.. 2016. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Cecília Aguiar; JOANA ALEXANDRE; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusao-e-sucesso-academico-de-criancas-e-jovens-imigrantes-o-papel-das-dinamicas-de-aculturacao/31197?lang=en.
  26. Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar. 2015. Carmona, M.; Barreiros, J.; Rodrigues, R. B.; Guerra, R.. http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/programa-xiiicipe/livro-de-resumos/.
  27. imAGES - A promising venue to prevent ageism in children in different culturak backgrounds. 2015. Mendonça, J.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Vauclair, C.-M.; Gerardo, F.; Santos, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/images---a-promising-venue-to-prevent-ageism-in-children-in-different-culturak-backgrounds/40540?lang=en.
  28. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. 2015. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Barreiros, J.; Carmona, M.; JOANA ALEXANDRE; Cecília Aguiar; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusao-e-sucesso-academico-de-criancas-e-jovens-imigrantes-o-papel-das-dinamicas-de-aculturacao/26013?lang=en.
  29. Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspetiva organizacional multinível e multifator [OM2] na promoção do sucesso educativo. 2015. dulce martins; Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R.; Patrício, J.; Cecília Aguiar; A. Leandro; M L Lima; Calheiros, M. M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/intervencao-da-equipa-de-peritos-externos-teip-iscte-iul-perspetiva-organizacional-multinivel-e/26014?lang=en.
  30. As crianças e o preconceito étnico: Será de pequenino que se torce o racismo?. B-i. 2012. Rodrigues, R. B.. http://www.acidi.gov.pt/_cf/157792.
  31. Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda. Referência: revista de enfermagem. 2009. Rodrigues, S.; Vinagre, G.; Vieira, M.; Rodrigues, R.. https://rr.esenfc.pt/rr/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Children's Attitudes toward Older People: Pattern of development of explicit and implicit ageism along childhood IAGG-ER
(Suécia)
2019 Diversidade e interculturalidade nas escolas: Oportunidades e desafios da inclusão dos alunos e das suas famílias Congresso "Que Educação?"
(Figueira da Foz, Portugal)
2019 Diversidade e Interculturalidade: Um diálogo necessário entre as Famílias e a Escola II Colóquio Mais Família Mais Educação
(Lisboa, Portugal)
2018 Sea Your Age – Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde
(Portugal)
2018 Pensamento Emocional nas Escolas: Uma incursão pelos TEIP. Primeiras Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional: Olhares diversos para a inclusão
(Lisboa, Portugal)
2018 An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood
(Berlim, Alemanha)
2018 Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada Seminário Internacional Diversidade como Oportunidade
(Porto, Portugal)
2018 “Diz-me quem são as crianças pobres”. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro)
(Lisboa, Portugal)
2018 “Igualdade ou lealdade?” O papel de normas sociais contraditórias nas relações intergrupais na infância Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro)
(Lisboa, Portugal)
2017 Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Austin-Texas, Estados Unidos)
2017 2017 HORASIS Global Meeting: Educating to Shape the Future 2017 HORASIS Global Meeting
(Cascais, Portugal)
2017 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação IV Simpósio Olhares da Psicologia
(Monte da Caparica, Portugal)
2017 Mais Fortes que Átomos”: Atitudes Implícitas e Explícitas em Relação a Pessoas com Deficiências e Incapacidades num Grupo de Profissionais da Área da Reabilitação IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária: Contributos para a Transformação Social
(Portugal)
2017 ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society 2.º Congresso de Educação Emocional: De dentro para fora - Como nasce a empatia?
(Lisboa, Portugal)
2017 “How to practice what you teach with help from the students?” Teaching and class management strategies to promote the inclusion of social and cultural diversity in students work groups. 9th European Conference of the International Association for Cross-Cultural Psychology (IACCP)
2017 Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination Global Youth Mentoring Network - III International Conference: Youth mentoring, cultural diversity, minorities, and migrant groups
(Lisboa, Portugal)
2017 Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
2017 Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Attitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in the Rehabilitation Area XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: Challenging the Past, Creating a Future
(Lisboa, Portugal)
2017 ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
2017 Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2017 Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood. 18th European Conference on Developmental Psychology
(Países Baixos)
2017 É de pequenino que se torce o racismo (e outros “ismos”)? Processos de inclusão e exclusão na infância em meio escolar. Conferência da Escola de Psicologia e Ciências da Vida - Universidade Lusófona
(Lisboa, Portugal)
2017 imAGES: programa de intervenção para prevenir o idadismo em crianças/adolescentes. IV Encontro de Psicologia Comunitária
(Portugal)
2017 Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP)
(Espanha)
2016 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Faro, Portugal)
2016 Available measures to assess children´s attitudes regarding older people: a systematic review of literature IX National Symposium of research in Psychology
(Faro, Portugal)
2016 Programa Territórios Educativos de Intervenção prioritária: um projeto de intervenção da equipa de peritos externos ISCTE-IUL. Noite Europeia dos Investigadores 2016
(Lisboa, Portugal)
2015 Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais
(Lisboa, Portugal)
2015 Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspetiva organizacional multinível e multifator [OM2] na promoção do sucesso educativo Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas
(Braga, Portugal)
2015 imAGES - A promising venue to prevent ageism in children in different culturak backgrounds Conference of Ageing: Thinking about the future
(Lisbon, Portugal)
2015 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação Jornadas do Observatório das Migrações
2014 The Pervasiveness of the Ambivalent Age Stereotype across Young Ages Biennal Convention of the Psychological Study of Social Issues
(Estados Unidos)
2014 The “doddery but dear” aging stereotype in children: A proposal for intervention General Meeting of the European Association of Social Psychology
(Amsterdam, Países Baixos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Investigating the influences of subjective norms and individual values on online gambling behaviours: the moderating role of self-regulation
Orientador de Aslican Zayif
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/29 - Atual Normas sociais e atividade física
Orientador de Catarina Isabel Nunes Mota
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/29 - Atual Tabagismo na adolescência: papel predictor das normas no grupo de pares
Orientador de Ana Cláudia Castro Dias da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/29 - Atual Clima Escolar, Liderança e Perceção de Eficácia: Um estudo de caso com professores do ensino...
Orientador de Sara Maria Flores Rolo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 De Passado para Presente: O Papel da Comunicação e Narrativa Histórica na Transmissão Transgeracional de Trauma Histórico na Diáspora Curda Alevi na Alemanha
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola
Orientador
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 O impacto da discriminação racial na saúde mental e sentimento de pertencimento de estudantes universitários no Brasil
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Casa por escolha? Uma análise qualitativa das experiências e decisões de ser mãe que fica em casa na Nigéria
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Cantando Para Existir. Narrativas e Trajetórias de Rappers Africanos e Afrodescendentes em Lisboa
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Sexismo ambivalente e assédio sexual em dramas coreanos: uma análise de conteúdo de dois k-dramas românticos
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 O papel da competência intercultural dos professores e do grau de diversidade da turma no bem-estar e desempenho académico dos alunos.
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Crenças de Conspiração Intergrupal e Agressão Anti-Asiática Durante a COVID-19: O Papel das Emoções Intergrupais, da Identificação Grupal e das Normas
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Perceção e avaliação dos adultos face à expressão de sexismo em crianças: Papel moderador do tipo de sexismo e do género do participante
Orientador
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Redução generalizada de preconceitos: especismo, sexismo e racismo - e se pudéssemos diminuir tudo atacando apenas um?
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural dos alunos
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Efeito do poder social no desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: Papel das normas prescritivas percebidas na organização
Orientador
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/07/12 - 2019/07/12 Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira
Orientador de Stefanie Richters
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira
Orientador
Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Liberté, Égalité, Fraternité?" De que modo diferentes concepções de laicidade e de perceção de ameaça intergrupal motivam a desumanizaçao dos muçulmanos e a escolha de voto das maiorias (a)religiosas em França?
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/18 - 2018/12/18 Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Orientador de Margarida Gonçalves Cavadas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/12 - 2018/12/12 Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares
Orientador de Ismat Ara Khan
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/11 - 2018/12/11 Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal.
Orientador de Etiane Eunice Carvalho da Gama
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/07 - 2018/11/07 O efeito do contacto negativo e positivo na redução do preconceito em adolescentes portugueses no contexto escolar
Coorientador de Anna Pegna
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal.
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/13 - 2017/12/13 Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas
Coorientador de Mariana Simões Ribeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/05/02 - 2017/05/02 Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area
Coorientador de Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/20 - 2016/12/20 The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway
Coorientador de Maria Madalena Ferrão Mateus
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/09 - 2016/12/09 A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas
Coorientador de Lara David Kahrel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/06 - 2016/12/06 Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal
Orientador de Cristiana Pestana Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/02 - 2016/12/02 O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador de Ana Beatriz Reigada Silvério
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/25 - 2016/11/25 Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar
Coorientador de Ana Filipa dos Santos Mota
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 "Prática desportiva na intervenção com crianças e jovens em risco"
Orientador
Intervenção Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/11/18 - 2014/11/18 O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador de Anabela Margarida da Silva Viegas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador
Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated by age and socio-economic status
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12/17 - 2013/12/17 A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa
Coorientador de Susana Maria Fernandes Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/12/12 - 2012/12/12 Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens
Coorientador de Filipa Cunha dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Introdução à Psicologia Social Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Negociação e Mediação de Conflitos Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Introdução à Psicologia Social Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Comunicação em Educação Administração Escolar (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Estágio em Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2003 Prémio Kurt Lewin - Melhor aluno da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações (1999-2003)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal