Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues
Nomes de citação
- Rodrigues, Ricardo Borges
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F18-6CC1-6E5A
- ORCID iD
- 0000-0002-6720-2905
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2003/12/31
Concluído
|
Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/16 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2023 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Direção do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/11 - 2010/11 | Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
PTDC/PSI/71271/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2004/12/01 - 2008/11/30 | THE DEVELOPMENT OF SUBTLE EXPRESSIONS OF ETHNIC PREJUDICE, DISCRIMINATION IN WHITE CHILDREN DURING CHILDHOOD, AND INTERETHNIC
CONTACT IN THE SCHOOL CONTEXT: ARE THE CONSEQUENCES OF DISCRIMINATION ALSO SUBTLE
SFRH/BD/16834/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal Universidade da Beira Interior, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | The social development of human values in childhood and early adolescence
PTDC/SOC-SOC/30635/2017
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/01/01 - 2020/12/31 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Universidade de Utrecht, Países Baixos THE CHANCELLOR, MASTERS AND SCHOLARS OF THE UNIVERSITY OF OXFORD, Reino Unido UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY, Noruega UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM, Países Baixos ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO, Itália FREIE UNIVERSITAET BERLIN, Alemanha UNIVERSITA' DEGLI STUDI DI MILANO-BICOCCA, Itália Universidade de Porto, Portugal HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Grécia UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afeganistão UNIVERSITETET I OSLO, Noruega Institut de recherche et d'information sur le volontariat, França INTERNATIONAL STEP BY STEP ASSOCIATION, Países Baixos ANDRIESSEN JEFFREY ELBERTUS BARTHOLOMEUS, Países Baixos Masarykova univerzita, República Checa Universidade de Coimbra, Portugal |
European Commission
Em curso
|
2017/01 - 2020/12 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
|
European Commission |
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/08/01 - 2015/06/30 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2014/08 - 2015/06 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
|
Alto Comissariado para as Migrações |
2011/01/01 - 2012/12/31 | Strategic Project - UI 3125 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI3125/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/11/05 - 2010/11/04 | Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
PTDC/PSI/71271/2006
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Children's Attitudes toward Older People: Pattern of development of explicit and implicit ageism along childhood | IAGG-ER
(Suécia)
|
2019 | Diversidade e interculturalidade nas escolas: Oportunidades e desafios da inclusão dos alunos e das suas famílias | Congresso "Que Educação?"
(Figueira da Foz, Portugal)
|
2019 | Diversidade e Interculturalidade: Um diálogo necessário entre as Famílias e a Escola | II Colóquio Mais Família Mais Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | Sea Your Age – Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo | 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde
(Portugal)
|
2018 | Pensamento Emocional nas Escolas: Uma incursão pelos TEIP. | Primeiras Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional: Olhares diversos para a inclusão
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries | EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood
(Berlim, Alemanha)
|
2018 | Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada | Seminário Internacional Diversidade como Oportunidade
(Porto, Portugal)
|
2018 | “Diz-me quem são as crianças pobres”. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância | Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta
Monteiro)
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | “Igualdade ou lealdade?” O papel de normas sociais contraditórias nas relações intergrupais na infância | Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta
Monteiro)
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood | Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Austin-Texas, Estados Unidos)
|
2017 | 2017 HORASIS Global Meeting: Educating to Shape the Future | 2017 HORASIS Global Meeting
(Cascais, Portugal)
|
2017 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação | IV Simpósio Olhares da Psicologia
(Monte da Caparica, Portugal)
|
2017 | Mais Fortes que Átomos”: Atitudes Implícitas e Explícitas em Relação a Pessoas com Deficiências e Incapacidades num Grupo de Profissionais da Área da Reabilitação | IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária: Contributos para a Transformação Social
(Portugal)
|
2017 | ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society | 2.º Congresso de Educação Emocional: De dentro para fora - Como nasce a empatia?
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | “How to practice what you teach with help from the students?” Teaching and class management strategies to promote the inclusion of social and cultural diversity in students work groups. | 9th European Conference of the International Association for Cross-Cultural Psychology (IACCP) |
2017 | Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination | Global Youth Mentoring Network - III International Conference: Youth mentoring, cultural diversity, minorities, and migrant
groups
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society | IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Attitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in the Rehabilitation Area | XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: Challenging the Past, Creating a Future
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society | IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood. | 18th European Conference on Developmental Psychology
(Países Baixos)
|
2017 | É de pequenino que se torce o racismo (e outros “ismos”)? Processos de inclusão e exclusão na infância em meio escolar. | Conferência da Escola de Psicologia e Ciências da Vida - Universidade Lusófona
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | imAGES: programa de intervenção para prevenir o idadismo em crianças/adolescentes. | IV Encontro de Psicologia Comunitária
(Portugal)
|
2017 | Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood | 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP)
(Espanha)
|
2016 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Faro, Portugal)
|
2016 | Available measures to assess children´s attitudes regarding older people: a systematic review of literature | IX National Symposium of research in Psychology
(Faro, Portugal)
|
2016 | Programa Territórios Educativos de Intervenção prioritária: um projeto de intervenção da equipa de peritos externos ISCTE-IUL. | Noite Europeia dos Investigadores 2016
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspetiva organizacional multinível e multifator [OM2] na promoção do sucesso educativo | Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas
(Braga, Portugal)
|
2015 | imAGES - A promising venue to prevent ageism in children in different culturak backgrounds | Conference of Ageing: Thinking about the future
(Lisbon, Portugal)
|
2015 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação | Jornadas do Observatório das Migrações |
2014 | The Pervasiveness of the Ambivalent Age Stereotype across Young Ages | Biennal Convention of the Psychological Study of Social Issues
(Estados Unidos)
|
2014 | The “doddery but dear” aging stereotype in children: A proposal for intervention | General Meeting of the European Association of Social Psychology
(Amsterdam, Países Baixos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Investigating the influences of subjective norms and individual values on online gambling behaviours: the moderating role
of self-regulation
Orientador de Aslican Zayif
|
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/29 - Atual | Normas sociais e atividade física
Orientador de Catarina Isabel Nunes Mota
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/29 - Atual | Tabagismo na adolescência: papel predictor das normas no grupo de pares
Orientador de Ana Cláudia Castro Dias da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/29 - Atual | Clima Escolar, Liderança e Perceção de Eficácia: Um estudo de caso com professores do ensino...
Orientador de Sara Maria Flores Rolo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | De Passado para Presente: O Papel da Comunicação e Narrativa Histórica na Transmissão Transgeracional de Trauma Histórico
na Diáspora Curda Alevi na Alemanha
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos
da escola
Orientador
|
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto da discriminação racial na saúde mental e sentimento de pertencimento de estudantes universitários no Brasil
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Casa por escolha? Uma análise qualitativa das experiências e decisões de ser mãe que fica em casa na Nigéria
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Cantando Para Existir. Narrativas e Trajetórias de Rappers Africanos e Afrodescendentes em Lisboa
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Sexismo ambivalente e assédio sexual em dramas coreanos: uma análise de conteúdo de dois k-dramas românticos
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | O papel da competência intercultural dos professores e do grau de diversidade da turma no bem-estar e desempenho académico
dos alunos.
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Crenças de Conspiração Intergrupal e Agressão Anti-Asiática Durante a COVID-19: O Papel das Emoções Intergrupais, da Identificação
Grupal e das Normas
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Perceção e avaliação dos adultos face à expressão de sexismo em crianças: Papel moderador do tipo de sexismo e do género do
participante
Orientador
|
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Redução generalizada de preconceitos: especismo, sexismo e racismo - e se pudéssemos diminuir tudo atacando apenas um?
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica
e cultural dos alunos
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Efeito do poder social no desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: Papel das normas prescritivas percebidas na organização
Orientador
|
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/07/12 - 2019/07/12 | Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira
Orientador de Stefanie Richters
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira
Orientador
|
Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Liberté, Égalité, Fraternité?" De que modo diferentes concepções de laicidade e de perceção de ameaça intergrupal motivam
a desumanizaçao dos muçulmanos e a escolha de voto das maiorias (a)religiosas em França?
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/18 - 2018/12/18 | Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental
para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Orientador de Margarida Gonçalves Cavadas
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/12 - 2018/12/12 | Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares
Orientador de Ismat Ara Khan
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/11 - 2018/12/11 | Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
e brasileiros a viverem em Portugal.
Orientador de Etiane Eunice Carvalho da Gama
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/11/07 - 2018/11/07 | O efeito do contacto negativo e positivo na redução do preconceito em adolescentes portugueses no contexto escolar
Coorientador de Anna Pegna
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
e brasileiros a viverem em Portugal.
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental
para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/12/13 - 2017/12/13 | Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do
ensino pré-escolar e pessoas idosas
Coorientador de Mariana Simões Ribeiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/05/02 - 2017/05/02 | Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals
in the Rehabilitation Area
Coorientador de Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/12/20 - 2016/12/20 | The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway
Coorientador de Maria Madalena Ferrão Mateus
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/12/09 - 2016/12/09 | A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas
Coorientador de Lara David Kahrel
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/12/06 - 2016/12/06 | Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da
Imagem Corporal
Orientador de Cristiana Pestana Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/12/02 - 2016/12/02 | O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador de Ana Beatriz Reigada Silvério
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/11/25 - 2016/11/25 | Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar
Coorientador de Ana Filipa dos Santos Mota
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | "Prática desportiva na intervenção com crianças e jovens em risco"
Orientador
|
Intervenção Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/11/18 - 2014/11/18 | O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador de Anabela Margarida da Silva Viegas
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador
|
Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated
by age and socio-economic status
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/12/17 - 2013/12/17 | A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia)
de Lisboa
Coorientador de Susana Maria Fernandes Martins
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/12/12 - 2012/12/12 | Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens
Coorientador de Filipa Cunha dos Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Introdução à Psicologia Social | Sociologia (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Negociação e Mediação de Conflitos | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Introdução à Psicologia Social | Serviço Social (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Comunicação em Educação | Administração Escolar (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estágio em Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2003 | Prémio Kurt Lewin - Melhor aluno da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações (1999-2003)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|